quinta-feira, 6 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Língua portuguesa - 6º ANO
06 /08
                                
Sempre que alguém oferece informações ao público sobre um evento, um produto ou um serviço, utiliza a publicidade, ou propaganda. Um trabalho de publicidade pode ser um anúncio, um comercial ou simplesmente uma propaganda.  Antigamente, um anúncio também era chamado de “reclame”.
O objetivo principal de um anúncio é levar o público a querer  comprar  aquilo  que  está  sendo  anunciado. A publicidade também é  usada  para  levar  a  população  a  formar  opiniões.  Uma propaganda,  por  exemplo, pode ser usada para fazer o público acreditar que uma empresa trata bem seus funcionários. Outra pode tentar convencer eleitores a votar em determinado candidato.
 Os anúncios aparecem em  quase  todo  lugar.  Eles são vistos em  jornais  e  revistas,  também  estão  na  televisão, no rádio e na internet. Cartazes em espaços públicos também fazem propagandas de vários tipos. 
Para atingir seus objetivos, os anúncios, dependendo de onde são veiculados, articulam os seguin-tes recursos: texto; imagem; som /vídeo
Do ponto de vista de sua composição, os anúncios costumam apresentar:
*Um título (seguido ou não de subtítulo) ou slogan;
*O corpo da mensagem (com ou sem imagens);
*Identificação do anunciante (marca ou logotipo da empresa ou instituição).
O Slogan é uma expressão geralmente curta, fácil de lembrar, pode ser uma “frase de efeito” utilizada em anúncios publicitários, campanhas políticas, religiosas etc., criada com o objetivo de lançar um produto, uma marca ou mesmo promover uma pessoa.

Adaptado de: https://escola.britannica.com.br/artigo/publicidade/480534. Acesso em 08 de jun. 2020.

Vamos praticar!
a). Quais recursos de linguagem foram utilizados para a criação dos anúncios?

b). Em quais meios os anúncios foram publicados?

c). Quais as finalidades dos anúncios lidos?
Anúncio 1:                                                                                                                                                Anúncio 2:  
                                                                                                                                     
     d). Quais seriam os públicos-alvo de cada anúncio? Os anúncios estão adequados ao público?  Explique.

e). Os anunciantes podem ser identificados nos dois anúncios? Quem são eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!