Língua portuguesa - 6º ANO
06 /08
Sempre que alguém oferece informações ao público sobre um evento, um produto ou um serviço, utiliza a publicidade, ou propaganda. Um trabalho de publicidade pode ser um anúncio, um comercial ou simplesmente uma propaganda. Antigamente, um anúncio também era chamado de “reclame”.
O objetivo principal de um anúncio é levar o público a querer comprar aquilo que está sendo anunciado. A publicidade também é usada para levar a população a formar opiniões. Uma propaganda, por exemplo, pode ser usada para fazer o público acreditar que uma empresa trata bem seus funcionários. Outra pode tentar convencer eleitores a votar em determinado candidato.
Os anúncios aparecem em quase todo lugar. Eles são vistos em jornais e revistas, também estão na televisão, no rádio e na internet. Cartazes em espaços públicos também fazem propagandas de vários tipos.
Para atingir seus objetivos, os anúncios, dependendo de onde são veiculados, articulam os seguin-tes recursos: texto; imagem; som /vídeo;
Do ponto de vista de sua composição, os anúncios costumam apresentar:
*Um título (seguido ou não de subtítulo) ou slogan;
*O corpo da mensagem (com ou sem imagens);
*Identificação do anunciante (marca ou logotipo da empresa ou instituição).
Adaptado de: https://escola.britannica.com.br/artigo/publicidade/480534. Acesso em 08 de jun. 2020.
Vamos praticar!
a). Quais recursos de linguagem foram utilizados para a criação dos anúncios?
b). Em quais meios os anúncios foram publicados?
c). Quais as finalidades dos anúncios lidos?
Anúncio 1: Anúncio 2:
d). Quais seriam os públicos-alvo de cada anúncio? Os anúncios estão adequados ao público? Explique.
e). Os anunciantes podem ser identificados nos dois anúncios? Quem são eles?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!