02/12 - CIÊNCIAS
Olá turminha do sexto ano, essa é a nossa última atividade e por isso selecionei um tema de suma importância em Ciências Naturais chamado de relações ecológicas.
1. Acessem a vídeo aula no link: https://youtu.be/v0hMMglk3eA
2. Após o vídeo, proponho os seguintes testes:
1) As formigas-saúvas levam folhas para dentro de seu ninho, um conjunto de galerias no solo. As folhas são agrupadas e nelas crescem fungos, que são alimentos das saúvas. Não se trata de qualquer fungo: é um tipo especial, que foi levado pela formiga rainha, a fundadora da colônia.
A relação ecológica descrita é:
A) comensalismo
B) mutualismo
C) parasitismo
D) inquilinismo
2) Nas florestas brasileiras, são comuns as plantas epífitas (bromélias, orquídeas e samambaias), que vivem sobre troncos de árvores, sem danificá-las. A relação ecológica descritas entre as bromélias e as árvores é do tipo:
A) inquilinismo
B) mutualismo
C) competição
D) comensalismo
3) Vários vermes só podem viver e se alimentar no tubo digestório de mamíferos. Esses vermes causam a perda da saúde do animal em que vivem, podendo leva-los à morte.
A relação ecológica entre vermes causadores de doenças em mamíferos é chamada de:
A) competição
B) comensalismo
C) parasitismo
D) mutualismo
4) (UECE) Em uma determinada relação entre seres vivos, um pequeno crustáceo devora a língua de um peixe e fica posicionado estrategicamente no lugar dela para comer a maior parte do alimento que o peixe põe na boca. Este tipo de relação pode ser caracterizado como:
A) Inquilinismo
B) Predatismo
C) Comensalismo
D) Parasitismo
5) (PUC-RS) Existem certas espécies de árvores que produzem substâncias que, dissolvidas pela água das chuvas e levadas até o solo, vão dificultar muito o crescimento de outras espécies vegetais, ou até mesmo matar as sementes que tentam germinar. Esse tipo de comportamento caracteriza o:
A) mutualismo.
B) comensalismo.
C) saprofitismo.
D) amensalismo.
6) (VUNESP) No intervalo da aula de Biologia, um aluno contou a seguinte piada: Dois cervos conversavam e passeavam pela mata quando um deles gritou: - Uma onça!!! Vamos correr!!! Ao que o outro respondeu: - Não adianta correr, ela é mais veloz que qualquer um de nós. - Eu sei. Mas a mim basta ser mais veloz que você. O diálogo entre os cervos exemplifica um caso de
A) competição interespecífica.
B) competição intraespecífica.
C) seleção natural.
D) irradiação adaptativa.
7) (FGV) Na aula em que se discutia o assunto relações interespecíficas, a professora apresentou aos alunos, em DVD, as cenas iniciais do filme Procurando Nemo (Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios, 2003). Nessas cenas, um casal de peixes-palhaço (Amphiprion ocellaris) protege seus ovos em uma cavidade na rocha, sobre a qual há inúmeras anêmonas (classe Anthozoa). Contudo, uma barracuda (Sphyraena barracuda) ataca o casal, devorando a fêmea e seus ovos. Apenas um ovo sobrevive, que o pai batiza de Nemo. Nemo e seu pai, Marlin, vivem protegidos por entre os tentáculos da anêmona que, segundo a explicação da professora, se beneficia dessa relação aproveitando os restos alimentares de pai e filho. Em ecologia, as relações interespecíficas entre o peixepalhaço e a anêmona, e entre a barracuda e o peixepalhaço são chamadas, respectivamente, de
A) mutualismo e parasitismo.
B) protocooperação e predação.
C) comensalismo e predação.
D) inquilinismo e parasitismo.
8) (PUC - RJ) Os macacos vermelhos do Quênia apresentam tempo de vida em torno de 4 a 5 anos no ambiente natural e podem viver até 20 anos em cativeiro.
Uma possível explicação para este fato poderia ser a ausência, em cativeiro, de uma das relações ecológicas abaixo relacionadas. Assinale a relação ecológica cuja ausência em cativeiro pode explicar corretamente este fato:
A) Predatismo.
B) Inquilinismo.
C) Mutualismo.
D) Simbiose.
9) (PUC - SP) Uma determinada bactéria vive dentro das células de pulgões, insetos que retiram seiva elaborada das plantas. O genoma do pulgão supre algumas funções da bactéria e esta sintetiza substâncias que são utilizadas no metabolismo do inseto. A relação pulgão/planta e a relação pulgão/bactéria, contidas no trecho acima, são, respectivamente,
A) parasitismo e mutualismo.
B) parasitismo e comensalismo.
C) comensalismo e mutualismo.
D) comensalismo e inquilinismo.
10) (PUC - RJ) Algumas espécies de formigas acariciam pequenos insetos sugadores de seiva, chamados afídios, com suas patas. Os afídios secretam, então, gotas de seiva parcialmente digerida, usada como fonte de açúcar pelas formigas. Em contrapartida, as formigas protegem os afídios contra predadores, pois os afídios ingerem mais açúcar do que podem utilizar.
Essa relação é classificada como:
A) Predatismo
B) Comensalismo
C) Parasitismo
D) Mutualismo
11) (UFRN) As abelhas polinizadoras utilizam parte do pólen e do néctar das flores para sua alimentação. Esse fenômeno caracteriza uma relação do tipo:
A) mutualismo.
B) parasitismo.
C) inquilinismo.
D) comensalismo.
12) (PUC - RJ) A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias por sua vez obtêm proteção e fonte de alimentação dentro do estômago dos ruminantes. Essa relação pode ser classificada como:
A) competição.
B) parasitismo.
C) mutualismo.
D) sociedade.
* Um abraço gigantesco em todos vocês, sou muito grato pela oportunidade de conhecê-los, desejo muito sucesso e muita sabedoria e que o próximo ano nos traga muitas alegrias, vivências e principalmente esperança.
Professor Márcio
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