06/11 – CIÊNCIAS – 6º ANO
Movimentos da Terra
Neste módulo estudaremos os movimentos da Terra e sua influência em nosso cotidiano. Para iniciarmos nosso estudo preencha a tabela a seguir com as suas observações diárias sobre as estações do ano.
a) Esses períodos de início e término das estações estão relacionados com os movimentos da Terra?
b) Existe diferença entre o início e o término das estações do ano se compararmos o hemisfério Norte com o hemisfério Sul? Se existe diferença, qual a razão?
Antigamente acreditava-se que a Terra era o centro do Universo e que o Sol e outros planetas giravam em torno dela. Essa ideia, formulada pelo grego Ptolomeu (90 d.C. – 168 d.C.), denominada de geocentrismo, perdurou por muitos séculos, desde a Idade Antiga até a Idade Média. Esse modelo em que a Terra estaria fixa no centro do universo era aceito pela Igreja Católica, pois coincidia com textos encontrados na Bíblia, no qual o homem é a figura central da criação divina, semelhante a Deus, portanto, no centro do Universo.
O astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473–1543) apresentou os primeiros estudos contrários ao geocentrismo ao mostrar que a Terra gira em torno do Sol, teoria então denominada heliocentrismo. A Igreja Católica não aceitava essa teoria, pois segundo seus teólogos, a Terra era plana, imóvel e o centro do Universo. A Igreja condenava à morte as pessoas que se opunham às suas ideias. Foi o que ocorreu com o filósofo Giordano Bruno (1548–1600), que, entre outras ideias contrárias as da Igreja Católica, era um dos apoiadores do heliocentrismo. Giordano foi julgado e morto em Roma, queimado ainda vivo em uma fogueira. Outro grande estudioso, Galileu Galilei (1564–1642), baseado em suas observações, também acreditava no heliocentrismo, mas foi obrigado a desmentir a ideia perante a Igreja para não ser
condenado à morte por heresia.
Atividade da semana
Em relação aos movimentos de rotação e translação, faça uma pesquisa para conhecer os valores das velocidades em que esses movimentos ocorrem e quais suas consequências diretas.
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