quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Língua Portuguesa

 Língua Portuguesa 6º ano

22/10/2020

Quem é Carlos Assumpção?

Um dos mais importantes poetas da literatura afro-brasileira, o poeta Carlos de Assumpção nasceu em Tietê-SP, em 23 de maio de 1927 - 93 anos. Formou-se em direito, mas foi na poesia de protesto que mais destacou-se. Seus poemas exaltam a negritude e expõem principalmente sua indignação ante as desigualdades sociais vividas até hoje pelo povo negro brasileiro.https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f8/Carlos_de_Assump%C3%A7%C3%A3o.jpg/200px-Carlos_de_Assump%C3%A7%C3%A3o.jpg


1) O que você achou do poema, gostou? Justifique.


2) como você interpreta estes poemas:


a) “Tem vergonha de minha presença”

b) “Fui eu que construí o que a nação tem”

c) “Só sei que esta nação é minha também”

d) “Tem vergonha de meu sangue que em suas veias circula”


3) Leia este trecho de outro poema do poeta

[...] O alicerce da nação
Tem as pedras dos meus braços
Tem a cal das minhas lágrima
Por isso a nação é triste
É muito grande mas triste
É entre tanta gente triste
Irmão sou eu o mais triste [...] 


4) que relação podemos estabelecer entre os dois primeiros versos do trecho acima 

 “O alicerce da nação

Tem as pedras dos meus braços”

e a poesia Complexo da última aula? Podemos dizer que o poeta está novamente nos chamando a atenção para a contribuição negra na construção do Brasil? Explique o que você compreendeu.


5) Sugestão: se puder ouça a declamação do poema mais famoso do poeta Carlos Assumpção “Protesto” em sua própria voz. Saboreie! https://youtu.be/zeRGsuVDvK0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!