Língua Portuguesa - 6º ano
10/09
Você sabia que temos aqui em São Paulo um espaço de divulgação da cultura japonesa, precursoras da arte dos mangás? Vamos conhecer um pouco sobre este lugar?
Estabelecida na principal avenida da cidade, a Avenida Paulista, a Japan House São Paulo não somente atua como um ponto de difusão da cultura japonesa, mas também atua na expansão das suas atividades de intercâmbio nas áreas de negócios, educação, entre outras. Nesta construção planejada pelo arquiteto Kengo Kuma, há uma fachada feita com cedro japonês (hinoki) cuja idade é superior a 70 anos de vida, e os painéis em malha coberta com papel japonês artesanal washi que permitem sentir e observar as técnicas tradicionais japonesas em todo o seu espaço. Foi inaugurada em maio de 2017 e em apenas um ano de funcionamento, a casa já recebeu cerca de 770.000 visitantes. No momento, em dezembro de 2018, mais de 1 milhão e 200 mil pessoas já visitaram a Japan House São Paulo.
Assista agora a um vídeo sobre a exposição que houve sobre esta arte aqui em São Paulo, neste espaço, de outubro de 2019 a janeiro deste ano.
Se você tiver dificuldade de acessa o vídeo por aqui pode consultar o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=z_cIqbLH72I
Agora que você já conhece um pouco sobre esta arte, inclusive leu o quadrinho “Farim” da página 29 do caderno trilhas de aprendizagens vol. ll vamos refletir um pouco para posterior exposição de ideias:
As primeiras histórias em quadrinhos de que se tem notícia surgiram nos EUA no século XIX (1894) e de lá para cá foram adquirindo muitos adeptos de variadas culturas e nos mais diversificados meios. O mangá é um caso típico em que a cultura japonesa o ressignificou daí o formato que conhecemos. Na proposta do caderno trilhas há seu uso com algumas particularidades; a história se passa no Brasil, o garoto a ser apresentado à turma é africano, entretanto seu idioma é a língua portuguesa, ou seja, há uma diversidade de informações: a forma como o texto vem apresentado tem sua origem nos EUA (quadrinho), o idioma utilizado no texto é a língua portuguesa (brasileira) a arte é japonesa (mangá) e o menino embora estrangeiro (africano) fala a língua portuguesa (de Portugal). Veja quanta diversidade!!! E isso é extremamente importante para nós como sociedade: agregar o que há de melhor em outras culturas para que juntos tenhamos uma cultura não única, mas que dê conta de abranger a todos de forma que todos sintam-se representados.
Vamos a proposta de atividade!!!
Procure nos quadrinhos ou mangás pode ser também jornais e revistas artes/ilustrações onde você identifique que grupos diferentes foram representados principalmente de maneira positiva, vale de uma maneira também não tão legal, mas o importante é que você consiga apontar como essas diferenças foram apresentadas . Você pode colar a imagem ou copiar aponte por escrito o que você identificou.
Segue um exemplo:
Turma da Mônica presta homenagem a Chadwick Boseman:
'Obrigada por tudo'
O cartunista Mauricio de Sousa desenhou Cebolinha, Cascão, Mônica, Magali, Jeremias e Milena fazendo o símbolo do Pantera Negra.
Aqui temos exemplo de representação positiva (homenagem) em relação aos negros.
Agora é sua vez!!!!!
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