domingo, 20 de setembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 Língua Portuguesa - 6º ANO

21/09


ATIVIDADE 6 – Do diário ao blog 

Atualmente, mais do que nunca, os meios digitais têm sido muito importantes para nos relacionarmos. Diariamente, estamos conectados, fazemos chamadas de vídeo, enviamos e recebemos mensagens por meio de aplicativos, postamos fotos, vídeos, comentários, enfim, estamos literalmente em rede.

Nesta atividade, vamos estudar um pouco de um desses meios, que de forma rápida, alcança um grande número de pessoas, o blog. 

O termo tem origem na palavra weblog, que significa “arquivo em rede” e que se popularizou pela abreviação “blog”. 

O blog é uma espécie de diário aberto e aí está uma diferença com relação ao diário físico. Num blog, quem escreve tem a pretensão de alcançar muitos leitores, enquanto, supostamente, no diário físico os textos são privados. 

Aspectos relevantes de um blog:

 *facilidade de inserção de conteúdos dinâmicos (vídeos, som, imagem); 

*rápida e eficaz interação por meio dos comentários que os leitores podem fazer;

* possibilidade de abordar inúmeros assuntos; 

* facilidade alcançar um grande público. 

Um blog é uma interessante forma de interagir em tempos de distanciamento social, você não acha? 

Mas quando falamos de internet todo cuidado é pouco. Embora ela seja muito útil, a internet tem trazido alguns problemas, por isso é necessário saber usá-la com responsabilidade e de modo sensato.

Referência: SILVA, N. R. da. Práticas de leitura: a utilização do blog em sala de aula. Texto Digital, Florianópolis, ano 2, n. 2, Dezembro 2006, disponível em https://periodicos.ufsc.br/ index.php/textodigital/article/viewFile/1378/1077. Acesso em 14 de jun. de 2020


VAMOS PRATICAR! 

1. Leia um trecho do livro o Diário de Biloca.

15 de fevereiro Ganhei este diário hoje. Bem... na verdade, eu ganhei no ano passado, no dia da troca do presente de amigo secreto. Fiquei super feliz de ter sido amiga da Dri. Além do diário, ganhei uma pulseira lindíssima. Adorei o diário... mas só estou começando a escrever hoje porque vieram as férias... o início das aulas... Não tinha começado ainda por pura preguiça — gostar de escrever eu até gosto. E prometo, de pés juntos e dedos cruzados, que a partir de hoje não falho mais um dia sequer... Só se... Espero realmente que aconteçam boas coisas para contar. Se for como o ano passado, cruz-credo. Nem gosto de lembrar, mas como não consigo controlar a portinha da lembrança, acabo pensando tudo outra vez. A pior de todas foi mesmo a recuperação que eu peguei em Português. Por pouco, muito pouco, não termino o ano com uma preciosa bomba que certamente iria explodir na minha casa. Ufa, ainda bem que passou, e o que passou, passou. Como diz minha avó: “águas passadas não movem moinho”. Se movem ou não movem não quero saber, este ano eu não vou marcar bobeira. Recuperação nunquinha, nunquinha. Vou tirar tudo de letra. Bem... chega de falar de coisa chata. Acho que para começar um diário é preciso coisas alegres, senão dá azar. 

Biloca 

Fonte: GARCIA, Edson Gabriel. Diário de Biloca. São Paulo: Atual, 2003. p. 5.




a) Que fato é marcante no relato de Biloca?


b) O que Biloca declara sobre o ato de escrever?

 

c) Para quem Biloca conta suas experiências?


d) Observe as palavras destacadas no trecho a seguir:


Ganhei este diário hoje. Bem... na verdade, eu ganhei no ano passado, no dia da troca do presente de amigo secreto. Fiquei super feliz de ter sido amiga da Dri. Além do diário, ganhei uma pulseira lindíssima. Adorei o diário...”


Explique por que o diário de Biloca está escrito no passado?

e) Imagine que Biloca quisesse que seus textos fossem lidos por mais pessoas e, em tempos de distanciamento social, pensou em publicá-los num blog. Você utiliza espaços virtuais como blogs, redes sociais etc. para se relacionar? O que você acha da ideia de Biloca? Comente.


f) Você já ouviu o termo netiqueta? Explique o que você entende por ele. (Caso nunca tenha ouvido, você pode levantar hipóteses a partir no nome).




g) Os textos a seguir são guias de campanhas de conscientização do uso da internet. Leia-os:





                       

h) Depois de ler com atenção as “netiquetas”, avalie seu comportamento na internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!