quarta-feira, 16 de setembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 Língua Portuguesa 6º ano

17/09


Continuação caderno trilhas a partir da página 39

e) Agora é hora de refletir! 

Na atividade 4, você leu um mangá em que a personagem Fahim, um moçambicano, é o novo aluno em uma escola brasileira. Nesta atividade, você leu a entrevista de Ghazal Baranbo, uma síria, que teve que se mudar de seu país por causa da guerra. 

Ambos passaram por transformações em suas vidas. O que nem sempre é agradável. 

Neste momento, todos estamos vivendo situações inusitadas por causa do distanciamento social. Precisamos nos adaptar à nova situação mundial com a COVID-19.

Nossa proposta é que você entreviste alguém de sua casa sobre este momento. Pense no processo que foi desde o início da pandemia na China até a chegada ao Brasil, como tem sido o processo de adaptação, às mudanças no cotidiano etc. 

Ao retornarmos, o professor, possivelmente, retomará esta atividade e, juntos, poderão fazer uma uma roda de conversa para compartilhar as diferentes formas com que as pessoas vivenciaram esse período. Você poderá apresentar seu registro em vídeo, áudio ou somente por escrito. 

f) Planejando a Entrevista:  

*1º passo - Organização 

Toda atividade precisa de uma organização. Quando vamos produzir algo, precisamos planejar. Pensando nisso, preencha o quadro a seguir:

* 2º passo – Elaboração das perguntas 

Agora, você produzirá as perguntas. Lembre-se de todo este processo pelo qual estamos passando e suas consequências como: deixar de frequentar a escola, estar em quarentena com a família, o emprego, o uso das tecnologias para a comunicação e educação, não poder sair de casa, o uso de máscara, a perspectiva do retorno à vida cotidiana etc. 

Após o processo de organização e elaboração das perguntas para a entrevista, você poderá escolher se vai registrar somente por escrito, áudio ou vídeo. Caso você tenha à sua disposição as tecnologias, poderá gravar a entrevista em áudio ou vídeo. Se não for possível, não tem problema, o registro escrito que você fará já é suficiente. Faça no máximo 8 perguntas. Se preferir, utilize seu caderno. Não se esqueça de anotar tudo.

                                        Pensando nas perguntas


1ª


*3º passo – O ato da entrevista

LEMBRETE 1 Você tem a liberdade de apresentar as perguntas para o(a) entrevistado(a) com antecedência, assim ele(a) pode refletir sobre o que responderá. 

Faça um primeiro contato antes!

É claro que, como você vai entrevistar alguém da sua família, essa pessoa talvez já esteja com você em casa, mas ela tem diferentes afazeres, é importante que você converse com ela e estabeleça qual o melhor horário para entrevista e lhe entregue as perguntas para que possa se preparar.

Atenção! A entrega antecipada das questões é uma escolha sua e do entrevistado. No dia da entrevista, escolha um lugar tranquilo e inicie as perguntas. Não se esqueça de dar espaço para que o entrevistado responda e se tiver mais perguntas que surjam durante a entrevista, você pode inserir. Apenas lembre-se de anotar tudo, caso não seja uma entrevista gravada. 

* 4º passo: Edição da entrevista 

LEMBRETE 2 Você precisa apresentar, para o público, o(a) entrevistado(a) e a situação abordada na entrevista. Só depois disso, você poderá dar início às perguntas.

 A edição é um momento importante, porque é como você vai “entregar” a entrevista ao público. Ouça, veja ou leia a entrevista toda, suas anotações etc. Depois, pense quais aspectos são os mais relevantes para apresentar ao seu público-alvo (colegas da classe).

Se você tiver habilidade e recursos para fazer edição de vídeo e áudio, você pode fazer isso, caso contrário, a produção escrita de sua entrevista é suficiente. 

Apenas lembre-se, mesmo que decida por mais de uma forma de entrevista, como áudio ou vídeo, é preciso que você faça uma introdução para apresentar o entrevistado. De todo modo, você deve registrar por escrito também a sua entrevista.

g) Registrando a entrevista. Utilize o espaço a seguir (conforme consta no Trilhas) para registrar a entrevista feita;

h) Revise seu texto, utilizando a tabela a seguir. Se necessário, reescreva-o.

Tabela adaptada de: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa: 4º ano. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: SME, 2014. p. 54-79.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!