domingo, 9 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Língua portuguesa - 6º ano
10/08
a). Na tira anterior, a personagem Armandinho carrega uma placa com um anúncio. Qual é a função da placa? O anúncio foi bem compreendido? Explique.

b) A confusão no entendimento da placa de Armandinho se dá por causa do sentido usado na palavra vendo. Explique os dois sentidos que a palavra pode ter.

TRILHA DE CONHECIMENTOS 
Por meio das notícias, podemos nos informar sobre diversos assuntos.
Antes de irmos diretamente à notícia e ao assunto desta atividade, é importante você relembrar um pouco do que você já viu sobre notícia:
* Título ou Manchete: um texto que seja atraente ao leitor, normalmente, com o uso de verbo no presente.
*Subtítulo: um pequeno texto logo depois da manchete que serve para ampliar um pouco as informações.
* Lead: normalmente, no primeiro parágrafo, apresentando informações do tipo: o que aconteceu, onde aconteceu, quando, como, com quem. 
Nesta atividade, você lerá uma notícia que apresenta informações sobre acontecimentos do cotidiano escolar.
Nesse momento de distanciamento, é importante refletirmos sobre as relações que estabelecemos com outras pessoas em todos os lugares, na família, nos espaços de lazer e na escola. De vez em quando, todos nós temos de lidar com conflitos nessas relações, por isso, precisamos buscar caminhos e, às vezes, pedir ajuda para resolvê-los, mas como resolver questões do dia a dia escolar?
Podemos, juntos, encontrar caminhos democráticos para resolver essas questões. Participar do grêmio estudantil ou realizar assembleias pode ajudar bastante! 
VAMOS PRATICAR!
1. Leia a notícia:
BRASIL
19 de novembro de 2019
Como resolver questões do dia a dia escolar?
 Alunos contam como conversas entre estudantes estão ajudando a resolver problemas.
 Por Joanna Cataldo
Quantas horas você passa na escola por semana? E por mês? E por ano? Se contarmos seis horas de estudo por dia, o resultado é mais ou menos 1.080 horas por ano. Para tornar esse tempo mais agradável, algumas escolas têm incentivado os alunos a se reunir em grupos para discutir questões que os afetam.
Em Belo Horizonte, Minas Gerais, a escola Balão Vermelho aposta em assembleias que são encontros semanais nos quais os estudantes, com o auxílio de um professor, discutem alguns problemas. 
Muitas vezes, os alunos levam para a assembleia questões como desentendimento entre amigos e debatem o ocorrido, pensando em soluções. “Nós sentamos em roda e olhamos um no olho do outro. Todo mundo debate de uma forma muito bacana”, conta Augusto V., de 10 anos. “Saímos de lá com outra cabeça. ”
O que eu penso sobre… Assembleias 
“Acho que as assembleias fazem com que as pessoas fiquem mais à vontade e alegres na escola. Acho que é uma forma de elas refletirem e evoluírem cada vez mais. ” Samuel M., 9 anos
“As assembleias são um momento do dia em que a gente senta em roda e discute o que podemos melhorar, o que estamos fazendo de bom… Se tem algum problema, a gente tenta resolver. Um colega ajuda o outro. ” Lívia B., 10 anos
“Às vezes, a gente tem alguns atritos com outra turma e, nas assembleias, tentamos resolver esse problema. Hoje, a nossa relação com eles está bem melhor.” Matheus F., 10 anos.
“Na assembleia, a gente não precisa ficar gritando para falar com os outros colegas. Está todo mundo reunido e as pessoas se escutam.” Ivan S., 9 anos.
“Acho que as crianças de outras escolas que querem fazer assembleias poderiam começar falando sobre os problemas da sala e o que os alunos melhoraram [nos últimos tempos]. Isso pode ajudar a resolver os problemas que existem na turma.” Maria Fernanda D., 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!