quarta-feira, 19 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa 6º ano
20/08

1. O texto a seguir é um trecho (dois artigos) do decreto no 58 840 que institui o Programa Grêmios Estudantis na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, publicado no jornal Diário Oficial do Município, leia-o para responder às questões.

DECRETO no 58 840, DE 3 DE JULHO DE 2019 Institui o Programa Grêmios Estudantis na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Art. 1o Fica instituído o Programa Grêmios Estudantis na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, objetivando fomentar a participação dos estudantes no cotidiano da unidade escolar, bem como incentivar o exercício da cidadania e o engajamento democrático.
 Art. 4o Compete ao Grêmio Estudantil: 
I -defender, com responsabilidade e nos limites da legislação vigente, os interesses e a participação efetiva dos estudantes no cotidiano da escola;
II -dialogar com a equipe gestora, corpo docente, demais funcionários da unidade educacional, Conselho da Escola, Comissão de Mediação de Conflitos e Associação de Pais e Mestres– APM, sempre com vistas a promover o benefício da unidade educacional e da comunidade em que se insere; 
III - promover atividades de cunho educacional, cultural, esportivo, cívico e social.
Fonte: SÃO PAULO(SP). Decreto 58.840, de 3 de julho de 2019. São Paulo: Casa Civil [2019]. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-58840-de-3-de-julho- -de-2019/consolidado. Acesso em 09 jun. 2020.

a) Em qual meio de comunicação foi publicado o decreto que instituiu o grêmio nas escolas municipais de São Paulo?
 b) Consulte o Artigo 4o do decreto. De acordo com esse artigo, escreva uma ação que compete ao grêmio.
c) Ao ler o decreto, você pode perceber diversas ações e atividades que um grêmio pode realizar. Sua escola já tem um grêmio estudantil? Caso possua, escreva algumas propostas para apresentar quando retornarmos às aulas presenciais. Pense sobre o que poderá melhorar em sua escola e no convívio entre colegas e professores. Caso sua escola ainda não possua grêmio, escreva propostas que considere importantes para que sejam discutidas em reuniões / assembleias.

Propostas para discutir na escola

Proposta 1 

Proposta 2

Proposta 3

ATIVIDADE 4 – A arte japonesa do Mangá

Nesta atividade, você vai conhecer um pouco mais sobre mangá, história em quadrinhos feita no estilo japonês.
 A enciclopédia virtual Britannica Escola explica que “os desenhos tiveram influência dos quadrinhos americanos, mas, de certa forma, os japoneses acabaram criando um tipo original de narrativa em quadrinhos”. 
O mangá “tem estilo muito próprio, tanto na forma dos desenhos como no modo de ler” (os mangás japoneses e alguns publicados no Brasil são feitos para serem lidos da direita para a esquerda).
“As personagens têm olhos grandes e, quando há uso de cores, tudo é muito colorido — ainda que boa parte do que chega ao leitor seja em preto e branco; nesse caso, apenas alguns desenhos ou a capa são bem coloridos” 
O criador de mangá é chamado mangaká
Os mangás, muitas vezes, ganham versões animadas para a televisão, são os chamados animês.
No Brasil, por volta de 1995, os animês Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon e Dragon Ball, que passavam na televisão, ajudaram a popularizar o estilo mangá.

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