segunda-feira, 17 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Língua portuguesa - 6ºano
17/08

Continuação dos exercícios anteriores....

k) O grêmio em pauta!

Mesmo durante período de distanciamento social, grêmios estudantis de diversas escolas estão articulados para promover ações de combate à Covid-19. Algumas propostas envolvem atividades on-line (àqueles que têm acesso), como discussões e auxílio sobre dificuldades nos estudos domiciliares, orientações sobre prevenção ao Coronavírus entre outras. A solidariedade também é um ponto importante em algumas agremiações estudantis que estão mobilizando as redes sociais para ajudar a comunidade. E na sua escola, o grêmio tem feito alguma ação? Para o período pós-pandemia, os estudantes já organizaram ações para auxiliar na volta às aulas presenciais, convidando, com a gestão da escola, profissionais de saúde, médicos e psicólogos para realizar palestras de conscientização junto à comunidade escolar. Mesmo distantes fisicamente, os estudantes que compõem os grêmios continuam pensando diversas maneiras de ajudar a comunidade escolar.

Agora, é sua vez de produzir. Imagine que você é o responsável pela comunicação das ações do Grêmio da sua escola e precisa divulgá-las no retorno às aulas presenciais. Se tiver alguma ação que o grêmio da sua escola esteja fazendo, você pode escrever sobre ela. Se na sua escola não tem grêmio ou não há ações sendo desenvolvidas, não se preocupe, você pode pensar uma ação que poderia ser feita e escrever a notícia como se fosse real. Você pode usar o quadro anterior para se inspirar. O importante é que tenha relação com o momento de pandemia. Vamos planejar a notícia?

Qual fato/acontecimento (ação) que vou noticiar?
Quando aconteceu (acontecerá)?
Onde?
Quem foram (serão) as pessoas envolvidas?
Como foi (será) a ação?
Não se esqueça de dar um título bem atraente! A manchete é o que convida o leitor a ler o resto da notícia!
l) Volte ao seu texto e utilize a tabela a seguir para revisar seu texto! Se necessário, 
reescreva-o.

Nossos critérios
Sim ou não
Preciso melhorar
Minha notícia aborda a temática 
de ação desenvolvida pelo Grêmio sobre a Pandemia?


Meu título é atrai o leitor?


Minha notícia tem: o quê? Onde? Quando? 
Com quem? Como?


Meu texto está organizado em parágrafos?


As palavras estão escritas adequadamente?


A linguagem está adequada a uma notícia?


Usei a pontuação adequada?



Tabela adaptada de: São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Caderno da cidade : saberes e aprendizagens : Língua Portuguesa – 6º ano. – 2.ed. – São Paulo : SME / COPED, 2020. p. 234.


Para entender como funcionam as instituições e quais as regras que as organizam, precisamos consultar os documentos que as regem. Esses documentos podem ser leis, decretos, estatutos, regimentos etc. Nesta atividade, você lerá o trecho de um decreto publicado no jornal Diário Oficial do Município sobre a instituição dos grêmios estudantis nas escolas da cidade de São Paulo. Dentre as funções de um decreto, a principal é a de regulamentar uma lei, tratando de pontos específicos e criando os meios necessários para a aplicação dela.



1) Você já participou de algum grêmio? Tem ideia de como funciona um?

2) Acredita que o Grêmio estudantil pode ser uma boa alternativa para resolução de problemas no ambiente escola? Por quê?



Grêmio: existe legislação sobre o assunto? Sim! Vamos conhecê-la na próxima aula!



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