quarta-feira, 12 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

Língua portuguesa - 6º ano
13/08


Grêmio Estudantil Foto: Divulgação Estudantes de escolas municipais participam de ações democráticas por meio de grêmios estudantis. Já na Emef Profª Daisy Amadio Fujiwara, na cidade de São Paulo, discutir ações e soluções é a missão do Grêmio. Os alunos interessados na iniciativa devem se reunir em chapas (grupos de estudantes) e participar de uma votação — em que os frequentadores da escola escolhem a chapa que acreditam ser a melhor.
                  
A chapa atual, chamada O Futuro É Agora, já realizou diversas ações — desde convencer o colégio a colocar espelho nos banheiros até campanhas de autoestima.
“Na escola, nós vemos muitos casos de racismo. Então, para o Dia da Consciência Negra [20 de novembro] começamos a espalhar laços pretos e frases como ‘sua cor é linda’ e ‘tenha orgulho de ser negro’”, conta Vitória A., de 13 anos.

O que eu penso sobre… Grêmios
“Nós, do grêmio, queremos que as pessoas acordem com vontade de ir para a escola. A nossa chapa já fez uma campanha de autoestima com os professores (colocamos no banheiro deles frases como “professor, você é demais”), uma campanha de incentivo para aqueles que têm depressão (penduramos cartazes pela escola que diziam “você é incrível”, “seu cabelo é lindo”), entre outras ações. ” Stephany S., 13 anos.
“A escola deveria ser um refúgio para alunos que sofrem problemas lá fora. Mas, muitas vezes, quando essa pessoa chega à escola, se depara com bullying, racismo… Se o grêmio fizer campanhas contra essas coisas, acho que os alunos vão ter uma visão melhor do colégio.” Roberto G., 15 anos.
“Acho que quem montar um grêmio na escola deve pensar em ideias possíveis de serem feitas. Não dá para prometer para os alunos que vai fazer coisas que, na verdade, são impossíveis de serem realizadas.” Victoria G., 13 anos.
Fonte: Jornal Joca, disponível em https://www.jornaljoca.com.br/como-resolver-questoes- -do-dia-a-dia-escolar/. Acesso em 08 de jun. 2020.

a) Qual o título (manchete) dessa notícia? E qual o subtítulo?

b) Qual o assunto da notícia? Onde se passam os acontecimentos e quem são as pessoas envolvidas?

c) Observe a manchete da notícia: “Alunos contam como conversas entre estudantes estão ajudando a resolver problemas. ” Por que, normalmente, em manchetes os verbos são usados no presente? Explique.

d) A notícia apresenta algumas informações por meio de depoimentos. Quais os dados pessoais divulgados ao final do depoimento de cada entrevistado?

e) A notícia informa, por meio dos depoimentos de estudantes, sobre vários caminhos para resolver os problemas do cotidiano escolar. Qual o caminho encontrado pela escola Balão Vermelho para discutir os problemas e ações da escola? E na escola EMEF Profª Daisy Amadio Fujiwara, como foi a organização para discutir ações e problemas do cotidiano escolar?

f). Com base nos depoimentos lidos na notícia e na sua experiência, escreva: o que são assembleias?
g). Escreva uma questão que tenha sido levada para discussão nas assembleias pelos alunos da escola Balão Vermelho. Escolha o depoimento que mais chamou a sua atenção.
h). Após ler as experiências descritas na notícia, escreva: qual a função de um grêmio estudantil?
i). Para concorrer à diretoria do Grêmio, os estudantes precisam se organizar em chapas (grupos de estudantes) para participarem de uma votação. Qual o nome da chapa vencedora no grêmio da escola EMEF Profª Daisy Amadio Fujiwara? Caso você fosse participar de uma chapa, que nome daria?
j) A notícia apresenta o depoimento de vários estudantes que participam de grêmios e de assembleias em suas escolas. Qual o conselho dado pela aluna Victoria G., de 13 anos, para quem quer montar um Grêmio em sua escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!