Roteiro de Estudos 6° Ano – Trilhas da Aprendizagem
Atividade para o dia 14 de julho de 2020
Vamos iniciar nossas atividades da semana, desejo saúde a todos.
Atividade 23 – Sólidos e planificação das superfícies – página 78 do material Trilhas da Aprendizagem.
Nesta atividade você observa a ilustração de 5 poliedros e 6 planificações. Observando as figuras determine qual é a planificação que não tem par, que está sobrando. Observe com atenção o formato e a quantidade de faces para relacioná-las corretamente.
A atividade a seguir deve ser copiada e respondida no caderno, com organização e capricho.
Medidas de Comprimento
Submúltiplos do metro
Em uma régua, a distância entre duas marcações consecutivas é de 1 milímetro, ou seja, 1mm. 1cm equivale a 10mm, ou ainda 1m equivale a 1000mm.
Em uma régua, a distância entre a marcação de um número e a do número seguinte é de um centímetro, ou seja, 1cm. 1m equivale a 100cm.
Temos que 10cm equivale a 1 decímetro, ou seja, 1dm. 1m equivale a 10dm.
Abaixo temos a tabela de transformação de medidas. Observe os exemplos;
- 5m = 500cm, na tabela, multiplica por 10 e por 10 novamente, o mesmo que multiplicar por 100.
- 300cm = 30dm, na tabela, basta dividir por 10.
Agora é com você
- Complete as igualdades, as tornando verdadeiras:
- 3m = ____cm
- ___m = 80dm
- 200cm = ___dm
- ___cm =190mm
- ___km = 9000m
- 700mm = ___dm
- Em geral, cada povo indígena tem sua maneira própria de lidar com situações que envolvem matemática. O povo palikur, por exemplo, costuma utilizar a palavra i-wanti, que significa “braço”, para indicar certa medida de comprimento, que pode variar de acordo com o contexto. Para medir o comprimento e a largura de uma casa, por exemplo, 1 i-wanti equivale a cerca de 170cm. Certa casa em uma aldeia palikur tem cerca de 5 i-wanti de comprimento e 3 i-wanti de largura. Cerca de quantos centímetros de comprimento e de largura tem essa casa?
eu não entendi
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