De acordo com a Base Nacional Comum Curricular o tema água e saneamento básico deve ser abordado ao ponto de alcançar as habilidades para o 6º ano, ressaltando que esse tema não se esgota aqui e de e ser retomado ao longo do ano e em outros anos no do ensino fundamental e ensino médio.
De acordo com reportagem da UOL “O Senado aprovou nesta quarta-feira (24/06/2020) um novo marco legal de saneamento básico, que ainda depende da sanção do presidente Bolsonaro para virar lei. O tema é polêmico e divide opiniões. Defensores do projeto veem nele uma forma de atrair investimentos privados para levar água e esgoto a toda a população, melhorar a qualidade do serviço e estimular a retomada da economia. Por outro que lado, críticos afirmam que a privatização deve encarecer a conta de água, e que regiões periféricas não serão atendidas, porque dariam pouco ou nenhum lucro às empresas do setor.(Caso iqueira saber um pouco mais, veja em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/24/marco-saneamento-basico-preco-agua-esgoto.htm?cmpid=copiaecola)
Veja o ciclo completo de saneamento, caso necessário aumente o zoom para conseguir ler.
Como a deliciosa sensação de saborear um copo d'água quando se está com sede iremos analisar algumas charges sobre a importância da água e sua futura privatização.
Atividades
- Pesquise o significado das palavras
- saneamento básico
- privatização
- Leia o quadro ‘“ciclo completo de saneamento” e responda quais doenças a falta de saneamento básico pode causar?
- Observando as charges(desenhos) acima, o que você consegue entender ?
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