segunda-feira, 15 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA


Vamos falar de poesia?

1. O poema que você vai ler, é de um autor chamado Olavo Bilac, um importante escritor e jornalista do início do século XX, que apreciava muito a forma da poesia. A poesia dele, que você lerá, chama-se “O Pássaro Cativo”. Pense um pouco sobre o título e escreva: Que assunto, possivelmente, este poema tratará?

2. Leia o poema:
O pássaro cativo
Olavo Bilac
Armas, num galho de árvore, o alçapão;
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão.
Dás-lhe então, por esplêndida morada,
A gaiola dourada;

Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo:
Porque é que, tendo tudo, há de ficar                                
O passarinho mudo,
Arrepiado e triste, sem cantar?
É que, crença, os pássaros não falam.

Só gorjeando a sua dor exalam,
Sem que os homens os possam entender;
 Se os pássaros falassem,
Talvez os teus ouvidos escutassem
Este cativo pássaro dizer:
“Não quero o teu alpiste!
Gosto mais do alimento que procuro
Na mata livre em que a voar me viste;
Tenho água fresca num recanto escuro

Da selva em que nasci;
Da mata entre os verdores,
Tenho frutos e flores,
Sem precisar de ti!

Não quero a tua esplêndida gaiola!
Pois nenhuma riqueza me consola
De haver perdido aquilo que perdi ...
Prefiro o ninho humilde, construído
De folhas secas, plácido e escondido
Entre os galhos das árvores amigas ...
Solta-me ao vento e ao sol! Com que direito à escravidão me obrigas?
Quero saudar as pompas do arrebol!
Quero, ao cair da tarde,
Entoar minhas tristíssimas cantigas!
Por que me prendes? Solta-me, covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade!
Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! Voar!
Estas coisas o pássaro diria,
Se pudesse falar.
E a tua alma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição:
E a tua mão tremenda, lhe abriria A porta da prisão ...

3) O que achou do poema?

4). Após a leitura, você diria que repensaria o fato de ter um pássaro em engaiolado?

5) suas hipóteses, ou seja, aquilo que imaginou sobre o título do texto se confirmou? Explique.

Um comentário:

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!