segunda-feira, 1 de junho de 2020

GEOGRAFIA


Crianças imigrantes* na Cidade de São Paulo



* Imigrantes: são pessoas que mudam de país para morar em outro.


A cidade de São Paulo tem relações estreitas com os imigrantes desde a sua criação, em 1554. Mais tarde, no século 19, com o fim da escravidão, a cidade foi um dos principais lugares no país que recebeu imigrantes, para o trabalho nas lavouras de café. “No século XIX, vieram Italianos, espanhóis e, um pouco depois, os japoneses”, explica o pesquisador Thiago Haruo, do Museu da Imigração. O local, aliás, tem registros das acolhidas e oferece um excelente programa de visitação, com fotos e objetos históricos, além de origens de sobrenomes desses países.

A cidade continua em sua trajetória de receber imigrantes, com diversos serviços oferecidos pela Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Educação possui ao todo 5.542 alunos estrangeiros matriculados nas escolas da capital, 4% a mais que o ano anterior. O topo do ranking segue o mesmo de 2018, liderado pelos bolivianos, com 2.756 estudantes. Mas 2019 rendeu um grande salto para o Haiti e a Venezuela. O maior aumento foi no número dos haitianos, que cresceu 60%, seguido dos venezuelanos que quintuplicou no período (veja ranking abaixo). A rede conta com alunos de todos os continentes

 O primeiro aspecto a ser considerado para realizar o acolhimento do imigrante na unidade escolar é compreender que ele e sua família, ao chegarem ao Brasil, podem ter passado por inúmeras situações adversas em seus países de origem, por exemplo:

• Violência física e/ou psicológica;
 • Situações de guerras ou conflitos armados;
 • Perseguição religiosa, política, racial, por orientação sexual ou de gênero;
 • Extrema vulnerabilidade social.




A  obra do artista Kobra homenageia as vítimas do coronavírus no mundo e pede pé para enfrentar a pandemia. 2020


O minidocumentário “Migração como direito humano: rompendo o vínculo com o trabalho escravo” retrata a implementação e os resultados do projeto de formação continuada de profissionais da rede pública de ensino do município de São Paulo sobre temas da migração e do trabalho escravo. O projeto faz parte do programa Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter Brasil, que aborda os desafios das escolas no atendimento à população imigrante matriculada.
Caso tenha interesse assista:




As unidades escolares com forte presença de imigrantes promovem a cultura dos alunos estrangeiros. É o caso da Emef Anália Franco, que celebrará o “Ano Novo Boliviano”, em agosto. Na Emef Duque de Caxias a “Feira das Nações” é o evento que vai espalhar conhecimento para os alunos de uma escola que tem uma particularidade, na unidade há estudantes da Síria, Bolívia, Haiti, Marrocos, República Dominicana, Colômbia e Síria, entre outros países.

Abaixo tabela com a nacionalidades com mais alunos na rede, de acordo com a Secretaria Especial de Comunicação:

País de Origem
Número de  alunos matriculados 2019

Haiti
1115
Angola
338
Paraguai
174
Venezuela
169
Peru
152
Argentina
117
Japão
103
Colômbia
71
Congo
49
fonte:Secretaria municipal de Educação/SP

O Núcleo de Educação Étnico-Racial conta com a Educação para Imigrantes e Educação Escolar para Populações em Situação de Itinerância, que desenvolve ações e projetos de prevenção e combate ao preconceito, discriminação, racismo e xenofobia e de fortalecimento de múltiplas identidades étnico-raciais e culturais. Além de planejar e promover formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Atividades

1)    Observe as duas imagens e descreva o que sente quando olha essas crianças com traços diferentes.

2) Analisando a tabela, escreva no caderno as nacionalidades das crianças que mais migraram para o Brasil

3) O que o minidocumentário “Migração como direito humano: rompendo o vínculo com o trabalho escravo” retrata?




Fontes & Caso queira saber mias um pouco


Estudantes Imigrantes: Matrícula e certificado



Venezuelanos e haitianos lideram matrículas novas na Rede Municipal de Ensino


EMEF Infante D. Henrique, em São Paulo, foi destaque na categoria Sociedade/Educação pelo trabalho desenvolvido com alunos imigrantes

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