terça-feira, 26 de maio de 2020

HISTÓRIA

1- Observe as imagens presentes na da página 120 de sua apostila e responda à questão que segue na página 121 da mesma. SE NÃO TIVER RECEBIDO O LIVRO, RESPONDA EM SEU CADERNO CONSULTANDO O LIVRO NO BLOG.

2- Leia atentamente o texto abaixo:

RUPTURAS E PERMANÊNCIAS HISTÓRICAS AO LONGO DO TEMPO

A palavra PERMANÊNCIA, quando trabalhada dentro da disciplina histórica àquilo que "se mantêm" ao longo do tempo, que não "mudou", que continua existindo, ao passo que quando mencionamos o termo RUPTURA estamos querendo dizer que algo tornou-se diferente daquilo que era e, portanto já não é mais. Neste sentido, é importante perceber o uso do verbo ser: permanência remete ao verbo SER no infinitivo (É), enquanto que mudança carrega em si o sentido de passado (FOI),ou seja algo que existia ou existiu no passado, eventos que passaram por "mudanças" e grandes "transformações".

Pensemos no exemplo da sala de aula: podemos dizer que a maneira como as salas são organizadas (alunos nas carteiras e professor na frente falando) é uma "permanência" pois isso ocorre há bastante tempo. Por outro lado, podemos dizer que a "liberdade" dos alunos é uma "ruptura" pois é algo mais recente, diferente do que acontecia, por exemplo, há 40 anos atrás.

Do mesmo modo podemos pensar nestas duas definições para outras situações da nossa vida cotidiana. Por exemplo, no caso dos transportes, podemos entender que o advento da roda, ainda na pré história marcou definitivamente uma grande mudança neste setor. Depois desta invenção várias outras vieram na esteira dela: carros de boi, charretes, bicicleta, automóveis, ônibus, trens e etc.. Cada um deste inventos foi de importância inestimável para o ser humano, porém a grande permanência em todos eles foi a roda. Continuidade e mudança lado a lado.

Na alimentação, pode-se dizer que, ainda nos primórdios da humanidade, os primeiros hominídeos eram caçadores e coletores e, portanto, viviam exclusivamente daquilo que a natureza lhes oferecia (frutas, raízes e carne de caça e pesca). Porém, por volta de 10 mil anos atrás, com o fim da última glaciação, foi possível para o homem aprender a semear e colher seu próprio alimento em um grande evento histórico que ficou conhecido como Revolução Agrícola. A partir de então, mesmo que ainda com muitas limitações o ser humano passou a ter poder de escolha quanto a sua alimentação, privilegiando o consumo de cereais, por exemplo. Todavia, ele não aboliu as frutas silvestres e a carne de caça da sua dieta: Novamente, uma grande ruptura e a manutenção de costumes antigos convivendo mutuamente.

Do mesmo modo, ocorre com os meios de comunicação quando a carta de correio foi, em grande parte, substituída pelo telefone inventado por Alexander Graham Bell em 1876 até chegar aos modernos smartfones e serviços de mensagem modernos.

Estes são apenas alguns exemplos. Poderíamos citar muitos outros casos como as vestimentas, costumes, danças, festas, dentre muitos outros.

3- Responda as questões a seguir em seu caderno:

a) De acordo com texto, o que é uma permanência?
b) Como o texto define ruptura?
c) De acordo com o texto, ambas podem estar presentes do mesmo acontecimento histórico? Por quê?
d) Qual a importância da chamada Revolução agrícola para o ser humano?
e) Converse com seus pais (tios, avós, irmãos mais velhos) sobre o temas abaixo e anote o que você acha que mudou da época da infância deles para a sua.

- Vida escolar ( como era a vida deles na escola? Compare com a sua na atualidade)

- Relações familiares ( como os pais e filhos se tratavam na época de seus parentes mais velhos? É parecido com o modo que você os trata e é tratado hoje em dia?)

- Tipos e usos da tecnologia ( como seus pais e avós se comunicavam quando criança? É muito diferente do modo atual? Por que)?

- Hábitos alimentares ( o que seus parentes mais velhos comiam nas refeições? Eles comiam em casa ou em restaurantes? Compare com o que e como você atualmente)

- Padrão de beleza ( o que era considerado belo na época de seus parentes mais velhos? ( tipo de cabelo, peso, roupas, etc..O que você considera bonito hoje)?

- Tipo de moradia ( como era a casa dos seus avós e pais? É muito diferente da sua)?

2 comentários:

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!