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LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES:
Rodízio
reduz trânsito em SP, mas transporte público tem maior procura
(Por Agência
Estado12 maio 2020), https://www.infomoney.com.br/economia/rodizio-reduz-transito-em-sp-mas-transporte-publico-tem-maior-procura/
Se
o pico de congestionamento registrado pela manhã foi de 1 quilômetro, no metrô
e nos trens o movimento cresceu de 11% a 15%
O
novo rodízio de veículos que entrou em vigor nesta segunda-feira reduziu o
trânsito na cidade de São Paulo, mas, por outro lado, houve aumento do número
de passageiros no Metrô e em trens da CPTM.
Se
nas ruas e avenidas o pico de congestionamento registrado pela manhã foi de 1
quilômetro de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no metrô e
nos trens o movimento cresceu de 11% a 15%, dependendo da região, segundo o
secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
O
pico de congestionamento da manhã de ontem, de 1km, medido às 8h30, foi bem
menor do que na semana passada, quando foi detectado 11km, entre 8h e 9h. Em
relação à lentidão, o pico nesta segunda foi de 4km, às 8h, enquanto que na
semana passada foram registrados 21 km no mesmo horário. Os números consideram
a base de dados do Waze. Já no Metrô o secretário Baldy disse em entrevista à
Rádio Eldorado que a alta no número de passageiros foi de até 12% em estações
das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, de até 14% na Linha 4-Amarela e de até
11% na Linha 5-Lilás. Na CPTM, foi constatado um aumento de até 15% na demanda
média de usuários para o pico da manhã.
Segundo
a assessoria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, esse aumento já era
esperado e a oferta de trens estava ajustada para evitar aglomerações. À Rádio
Eldorado, Baldy afirmou que a frota de trens é suficiente e poderá ser ampliada
em caso de necessidade.
Também
houve reforço na frota de ônibus na cidade. A SPTrans informou que até as 9h da
manhã foram utilizados 489 dos 600 ônibus de “reserva”.
No
período da tarde, o pico de congestionamento, ontem, foi de 5km, às 14h30, ante
8km às 13h na segunda-feira anterior. O pico de lentidão no primeiro dia do
novo rodízio foi de 4km, às 14h. Uma semana atrás, havia sido de 11h, às 12h30.
Com
o novo rodízio, a Prefeitura quer tirar 50% da frota das ruas. A medida tem por
objetivo aumentar a taxa de isolamento social e vale para toda a cidade, o dia
todo, incluindo fins de semana. Nos dias pares, circulam placas de final par
(0,2,4,6 e 8). E nos dias ímpares, as placas de final ímpar (1,3,5,7 e 9).
A
meta é chegar aos 60% de isolamento – o ideal para evitar o colapso do sistema
de saúde é 70%. Estão excluídos do rodízio carros da polícia, do Exército,
prestadores de serviço de rede elétrica e de gás, e também veículos da área da
saúde. Os profissionais de saúde devem fazer um cadastro na Prefeitura para
ficarem fora da restrição. O cadastro terá de ser feito nesta semana, por meio
de envio de dados como CPF, nome, estabelecimento em que trabalha o
profissional e a placa do veículo.
As
multas que forem aplicadas nos próximos dez dias a esses profissionais serão
descartadas posteriormente. Os profissionais podem também enviar por e-mail,
para o endereço eletrônico: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br. Os veículos
de pessoas com deficiência, condutoras ou não condutoras, que já têm
autorização da Prefeitura e estão isentos do rodízio de carros na cidade de São
Paulo, continuam liberados para circulação em qualquer dia. Táxis e motos estão
liberados da medida, mas carros de aplicativo só poderão circular nos dias em
que a placa do veículo for permitida.
Haverá
também o retorno da restrição à circulação de caminhões em São Paulo, exceto os
das áreas de abastecimento e saúde. Pedido de suspensão. Desde quinta-feira, o
novo rodízio é alvo de um pedido de suspensão feito pelo vereador Fernando
Holiday (Patriota) contra a decisão da Prefeitura de ampliar a restrição aos
veículos.
Ontem,
o Ministério Público Estadual (MPE) deu parecer favorável à suspensão do
rodízio, embora discorde dos argumentos apresentados pelo vereador. “Os
questionamentos foram feitos, pois é intuitivo que a retomada do sistema de
rodízio, sem estudos técnicos a amparar a medida, pode gerar reflexos
negativos, inclusive para o próprio combate à pandemia”, diz o parecer
apresentado pelo MP-SP à Justiça.
“Sem
estudos técnicos e planejamento que garantam os benefícios efetivos da medida,
poderá provocar efeito contrário, isto é: a superlotação no transporte público
coletivo e, consequentemente, uma maior propagação do novo coronavírus.”
Questionada, a Prefeitura não respondeu até o fechamento desta edição.
QUESTÕES
1- Qual o motivo do rodízio na cidade de
São Paulo estar mais restrito?
2- Quais as regras do novo rodízio, quais
as placas e os dias liberados para circulação?
3- Houve redução dos números de carros
transitando pelas ruas?
4- Em contrapartida, o menor número de
pessoas transitando por carros ocasionou outro problema, que problema foi esse?
5- Como ficaram os índices de uso dos
metrôs e trens dos passageiros, com o novo rodízio?
6- Houve melhoria no transporte público,
para tentar solucionar o aumento de usuários do transporte publico? Foi
suficiente?
7- Qual a meta de isolamento que o
prefeito Bruno Covas prevê para que esse rodízio seja suspenso?
8- Qual a porcentagem de isolamento ideal
para evitar o colapso do sistema de saúde?
9- Esse período que estamos vivendo é de
constante reajuste. Qual reajuste você faria com o novo rodízio na cidade de
São Paulo?
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